Pular para o conteúdo

Dia Nacional de Combate ao Fumo

agosto 29, 2012

Exatamente num dia de hoje, dia 29, Dia Nacional de Combate ao Fumo, há 13 anos atrás, eu sai da casa da Tatiana Bachur (minha namorada na época e hoje minha esposa, com quem construí uma família e temos uma linda filha Mirela) me despedindo dela e fazendo uma promessa:
– Este é meu último cigarro… vou fumar na volta para casa!

E desde este dia então, já fazem 13 anos que deixei de fumar.

POR QUE EU TOMEI ESTA DECISÃO? Vamos aos fatos…

Naquele dia, estávamos namorando no carro e ouvindo rádio sintonizados no programa Torpedo da Pan e quem apresentava era o Luciano Huck e a Adriana Galisteu.
Como era o Dia  Nacional de Combate ao Fumo eles tinham no programa o Dr. Jairo Bouer como entrevistado. Enquanto ouvíamos o programa, fazíamos planos sobre noivado, casa, apartamento, casamento e filhos.
Em determinado momento do programa, três informações fundamentais sobre o cigarro me chamaram a atenção:

1 – O cheiro do cigarro, da nicotina demora cerca de uma semana para sair do seu corpo
Ou seja, se você fumar um único cigarro hoje, este cheiro insuportável vai permanecer em você durante 7 dias. Pode tomar banho, lavar os cabelos, escovar os dentes… mas vão demorar 7 dias para se livrar deste cheiro.

2 – O pulmão de um fumante leva cerca de 10 anos para ficar limpo
Se você parar de fumar hoje o seu pulmão vai precisar de longos 10 anos para ficar limpo, e nunca vai ser igual ao de uma pessoa que não fuma, nunca vai voltar a ser como era antes.

3 – Mesmo parando de fumar você ainda corre o risco de desenvolver doenças nos próximos 10 anos
Esta informação foi decisiva para mim! Mesmo você parando de fumar hoje e passar a ter uma vida mais saudável praticando exercícios, alimentação equilibrada, sem bebidas alcoólicas… você ainda corre o risco de desenvolver doenças, como por exemplo, um CA (Câncer).

Para mim que estava no carro, com a mulher da minha vida, fazendo planos… ficar noivos, casar, ter filhos… a informação veio como um soco bem forte no meu peito, tipo… “ACORDA MEU IRMÃO, O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO DA SUA VIDA?”. Fiquei imaginando nossos planos como casal, como família, serem interrompidos pelo cigarro. Pior ainda, ser pai e não ter a chance de viver, participar e compartilhar todos os momentos com meus filhos, com a minha família.

Hoje eu sou a prova VIVA que tomei a decisão certa em minha VIDA! 🙂

No comments yet

Deixe um comentário